quarta-feira, 28 de maio de 2008


Atriz brasileira ganha prêmio em Cannes

A atriz brasileira Sandra Corveloni foi premiada neste domingo (25) como melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes, por sua atuação no filme “Linha de passe”, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. Ela desbancou Angelina Jolie, que também concorria pelo longa “Changeling”, de Clint Eastwood. (...) Por problemas de saúde, a atriz não estava presente no evento para receber o prêmio, que foi recebido pela dupla de diretores. “Eu fico feliz de premiar uma atriz que estréia no cinema. Sandra vai ficar muito tocada de receber esse prêmio, ainda mais vindo desse júri”, afirmou Salles. Daniela completou: “Não sei se estão vendo isso no Brasil, mas quero dizer em português. Querida, você não esteve aqui conosco em carne e osso, mas o seu espírito incrível está aqui com a gente”.

FONTE: G1

terça-feira, 13 de maio de 2008

IBGE divulga mapa da distribuição dos negros no Brasil

Nesta terça-feira, 13, dia em que o Brasil comemora 120 anos da abolição da escravatura, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão apresentar o Mapa da Distribuição Espacial da População Negra.

O objetivo é orientar os gestores públicos, na hora da formulação de políticas voltadas para a igualdade racial, a observarem em que parte de seu estado ou região está concentrada a população negra.

O mapa foi montado com base no Censo de 2000, no qual a definição de cor é auto-declaratória. Nele é possível perceber que a população negra no Sudeste e Sul do país fica abaixo dos 40% - com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde ela fica abaixo dos 25%.
Já nas regiões Norte e Nordeste, em praticamente todos os trechos – com exceção das áreas de reservas indígenas – as auto-declarações apontam para mais de 75% de negros. Em grandes trechos do Amazonas, do Pará, do Amapá e em pontos diversos da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins o mapa aponta que os negros são mais de 85% da população.

Já em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e sul de Minas Gerais, as auto-declarações indicam que a população negra fica entre 40% e 75% do total. A pesquisa completa deverá será lançada à tarde no Palácio do Planalto.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

BRASIL, MOSTRA A TUA CARA!

Autor: Valdeci Gois Almeida

- A banda boa:
Brasil, o país do futebol, do carnaval, de praias paradisíacas e de natureza exuberante; cantado em versos e prosa pêlo portentoso compositor Ari Barroso, na música ‘Aquarela do Brasil’. Terra de gente alegre e trabalhadora, de clima tropical, rico em recursos naturais, de terras férteis e água doce em abundância.


- A banda podre:
Brasil, o país da corrupção, da violência e desigualdade social. Políticos inescrupulosos; autoridades que quando não pecam por ação, pecam por omissão, e o dinheiro do povo escoa pêlo ralo. Quase toda semana, um novo escândalo envolvendo autoridades de vários escalões do governo federal. A mídia abre o seu leque de divulgações e o povão que ainda não perdeu a capacidade de se indignar, fica atônito no meio do fogo cruzado entre acusados e acusadores. Aí surge um representante da lei com aquela célebre frase que brota como as pétalas de uma rosa desabrochando: “Todos os fatos serão apurados e os culpados serão punidos com rigor”. Eles fingem que estão falando sério e a gente finge que acredita. Em pouco tempo tudo cai no esquecimento e a camarilha solta rojões e estoura champanhe para comemorar a vitória da impunidade e a derrota da sociedade.

O Brasil poético de Ari Barroso e o Brasil da realidade, estão distantes um do outro, a um milhão de anos-luz.

Entre o sonho do poeta e o devaneio de um simples mortal, fica a esperança de que um dia o papai do céu indicar um homem que possa dar um jeito nesse país, repetindo o que ele falou para o jogador Romario, apontando para o ‘Salvador da Pátria’ e dizendo: “Esse é o cara
!”.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

4º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística
Tema: "As Políticas Públicas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes"

O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a mobilização social em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do país: o abuso e a exploração sexual. A premiação chega à sua quarta edição estimulando a imprensa a contribuir para ampliar e qualificar a cobertura sobre esse tipo de violência, dando ênfase à discussão das políticas públicas para a prevenção e o atendimento dos meninos e meninas vítimas desta grave violação de direitos.

Ao contrário da maior parte dos concursos jornalísticos, o Tim Lopes não premia matérias já prontas, mas sim apóia a realização de pautas originais e inovadoras sobre o tema. Para concorrer, os projetos de reportagem devem ter como foco questões relevantes para o esclarecimento de aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do abuso ou da exploração sexual comercial de meninos e meninas. De preferência, desenvolvendo uma ótica de promoção e defesa de direitos e avaliando a eficácia das políticas públicas em nível local e federal, bem como a dotação orçamentária para que tais políticas sejam realizadas.

Serão premiadas propostas nas categorias Mídia Impressa, Rádio, Televisão e Mídia Online e Alternativa. Jornalistas que trabalham em qualquer um desses tipos de meios também podem se inscrever na categoria Temática Especial, que este ano premiará o melhor projeto de reportagem sobre o tema "Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual". O profissional ou a equipe vencedora de cada área receberá bolsas de incentivo à investigação, além de um prêmio em dinheiro para o jornalista responsável.

O Concurso Tim Lopes, entretanto, não oferece apenas suporte financeiro. A ANDI e a Childhood Brasil - Instituto WCF proporcionam o apoio de consultores contratados para orientar os profissionais durante toda a produção e a redação das reportagens. Nesta quarta edição, será realizada também uma oficina para representantes de cada equipe vencedora, logo após o anúncio dos ganhadores. O objetivo é apresentar alguns conceitos, termos e fontes fundamentais a respeito do tema, bem como orientações que garantam a segurança dos profissionais e das crianças ao longo da realização das matérias.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho, somente no
formulário online

Clique aqui para mais informações sobre o processo de inscrição e de julgamento

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Show do Zé Ramalho

CUT-CE promoverá ato político e show com Zé Ramalho no 1º de Maio

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Ceará realizará a principal comemoração do Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio (quinta-feira), na Praça do Ferreira, onde haverá um grande show com o cantor Zé Ramalho.

O show terá repertório, sucessos antigos.

Local: Praça do Ferreira

Data: 1/5/2008

Horário: 17

Endereço: Praça do Ferreira - Centro

Grátis !!!

Duvirtam-se