sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CULTURA E ENTRETENIMENTO - JOANICE SAMPAIO

Começou na quarta-feira dia 20, e processegue até sábado, 24, no Sebrae a Feira da Música 2008.

Negócios e intercâmbio entre músicos e produtores de diversos estados do Brasil, é uma mostra da música independente produzida no Ceará e no País.
Os shows acontecem no Poço da Draga, no Centro Cultural Dragão do Mar, Bom Mix - Bom Jardim e no Centro Cultural Banco do Nordeste reunindo um total de 78 atrações, como os cearenses Sobrajazz, Mafalda Morfina e o chorinho do grupo Murmurando; banda Seu Zé, banda do Rio Grande do Norte; as amapaenses Marabaixada e Batuquerada, dentre outras.
Com toda a programação gratuita, a Feira da Música contará com mais de 80 shows de gêneros diversos, oito (08) painéis, seis (06) encontros, nove (09) oficinas, cinco (05) workshops, quatro (04) aulas-espetáculos, quatro (04) lançamentos, rodadas de negócios nacional e internacional.
O evento acontece no Centro de Negócios do Sebrae, é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (PRODISC) em parceria com o Sebrae-CE, e Midiamix Comunicação, numa promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, apoio institucional do Ministério da Cultura (Fundo Nacional da Cultura).

JOANICE SAMPAIO ESTUDANTE DO 6º SEMESTRE DE JORNALISMO DA FAC- FACULDADES CEARENSES.

sábado, 21 de junho de 2008

Um olhar sobre o Movimento Cabaçal

Um olhar sobre o Movimento Cabaçal

O Movimento Cabaçal iniciou em 2001, encabeçado por jovens cearenses da zona urbana do Ceará, tendo como proposta fundamental a valorização da cultura regional nordestina. Uma de suas características principais seria a utilização de instrumentos e ritmos provenientes de bandas cabaçais , como o pífano, a zabumba, as sanfonas e as alfaias, aliados a sons e instrumentos do universo pop rock situados na cultura contemporânea, como guitarras, baixos e baterias, procuram realizar essa mistura na tentativa de aliar o "tradicional" ao "moderno". Deste Movimento participam quatro bandas principais: Dzefinha de Itapipoca, Dr. Raiz de Juazeiro do Norte e, Jumentaparida e Soul Zé de Fortaleza, estas quatro bandas destacam-se devido a seu engajamento maior em termos de articulação de shows.


Esta junção, do tradicional com a modernidade, originará formações híbridas de idéias, valores e manifestações culturais. O hibridismo presente na proposta das bandas que escolhi para pesquisar representa uma nova lógica cultural de tradução, onde a tradução e a tradição são combinadas de diversas formas.


A referência à tradição representa um outro elemento criticado pelo Movimento Cabaçal, segundo Hobsbawn (2002), este termo tem um sentido amplo, o qual inclui tanto as tradições realmente inventadas construídas e institucionalizadas, como aquelas que surgem de uma maneira mais difícil de se localizar no tempo, num período limitado, mas que se estabelece com enorme rapidez. Representando assim uma continuidade artificial, pois são repetições quase que obrigatórias a um passado.

Os integrantes das bandas a que me proponho a estudar, trazem à tona uma "nova" forma de ver a cultura nordestina, como algo em constante mutação, utilizando uma visão bastante parecida com alguns autores da modernidade que não empregam mais o termo "identidade", e sim "identificação" para se remeter a este processo, pois não representa algo estático, mas em constante mutação.

quarta-feira, 28 de maio de 2008


Atriz brasileira ganha prêmio em Cannes

A atriz brasileira Sandra Corveloni foi premiada neste domingo (25) como melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes, por sua atuação no filme “Linha de passe”, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. Ela desbancou Angelina Jolie, que também concorria pelo longa “Changeling”, de Clint Eastwood. (...) Por problemas de saúde, a atriz não estava presente no evento para receber o prêmio, que foi recebido pela dupla de diretores. “Eu fico feliz de premiar uma atriz que estréia no cinema. Sandra vai ficar muito tocada de receber esse prêmio, ainda mais vindo desse júri”, afirmou Salles. Daniela completou: “Não sei se estão vendo isso no Brasil, mas quero dizer em português. Querida, você não esteve aqui conosco em carne e osso, mas o seu espírito incrível está aqui com a gente”.

FONTE: G1

terça-feira, 13 de maio de 2008

IBGE divulga mapa da distribuição dos negros no Brasil

Nesta terça-feira, 13, dia em que o Brasil comemora 120 anos da abolição da escravatura, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão apresentar o Mapa da Distribuição Espacial da População Negra.

O objetivo é orientar os gestores públicos, na hora da formulação de políticas voltadas para a igualdade racial, a observarem em que parte de seu estado ou região está concentrada a população negra.

O mapa foi montado com base no Censo de 2000, no qual a definição de cor é auto-declaratória. Nele é possível perceber que a população negra no Sudeste e Sul do país fica abaixo dos 40% - com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde ela fica abaixo dos 25%.
Já nas regiões Norte e Nordeste, em praticamente todos os trechos – com exceção das áreas de reservas indígenas – as auto-declarações apontam para mais de 75% de negros. Em grandes trechos do Amazonas, do Pará, do Amapá e em pontos diversos da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins o mapa aponta que os negros são mais de 85% da população.

Já em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e sul de Minas Gerais, as auto-declarações indicam que a população negra fica entre 40% e 75% do total. A pesquisa completa deverá será lançada à tarde no Palácio do Planalto.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

BRASIL, MOSTRA A TUA CARA!

Autor: Valdeci Gois Almeida

- A banda boa:
Brasil, o país do futebol, do carnaval, de praias paradisíacas e de natureza exuberante; cantado em versos e prosa pêlo portentoso compositor Ari Barroso, na música ‘Aquarela do Brasil’. Terra de gente alegre e trabalhadora, de clima tropical, rico em recursos naturais, de terras férteis e água doce em abundância.


- A banda podre:
Brasil, o país da corrupção, da violência e desigualdade social. Políticos inescrupulosos; autoridades que quando não pecam por ação, pecam por omissão, e o dinheiro do povo escoa pêlo ralo. Quase toda semana, um novo escândalo envolvendo autoridades de vários escalões do governo federal. A mídia abre o seu leque de divulgações e o povão que ainda não perdeu a capacidade de se indignar, fica atônito no meio do fogo cruzado entre acusados e acusadores. Aí surge um representante da lei com aquela célebre frase que brota como as pétalas de uma rosa desabrochando: “Todos os fatos serão apurados e os culpados serão punidos com rigor”. Eles fingem que estão falando sério e a gente finge que acredita. Em pouco tempo tudo cai no esquecimento e a camarilha solta rojões e estoura champanhe para comemorar a vitória da impunidade e a derrota da sociedade.

O Brasil poético de Ari Barroso e o Brasil da realidade, estão distantes um do outro, a um milhão de anos-luz.

Entre o sonho do poeta e o devaneio de um simples mortal, fica a esperança de que um dia o papai do céu indicar um homem que possa dar um jeito nesse país, repetindo o que ele falou para o jogador Romario, apontando para o ‘Salvador da Pátria’ e dizendo: “Esse é o cara
!”.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

4º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística
Tema: "As Políticas Públicas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes"

O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a mobilização social em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do país: o abuso e a exploração sexual. A premiação chega à sua quarta edição estimulando a imprensa a contribuir para ampliar e qualificar a cobertura sobre esse tipo de violência, dando ênfase à discussão das políticas públicas para a prevenção e o atendimento dos meninos e meninas vítimas desta grave violação de direitos.

Ao contrário da maior parte dos concursos jornalísticos, o Tim Lopes não premia matérias já prontas, mas sim apóia a realização de pautas originais e inovadoras sobre o tema. Para concorrer, os projetos de reportagem devem ter como foco questões relevantes para o esclarecimento de aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do abuso ou da exploração sexual comercial de meninos e meninas. De preferência, desenvolvendo uma ótica de promoção e defesa de direitos e avaliando a eficácia das políticas públicas em nível local e federal, bem como a dotação orçamentária para que tais políticas sejam realizadas.

Serão premiadas propostas nas categorias Mídia Impressa, Rádio, Televisão e Mídia Online e Alternativa. Jornalistas que trabalham em qualquer um desses tipos de meios também podem se inscrever na categoria Temática Especial, que este ano premiará o melhor projeto de reportagem sobre o tema "Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual". O profissional ou a equipe vencedora de cada área receberá bolsas de incentivo à investigação, além de um prêmio em dinheiro para o jornalista responsável.

O Concurso Tim Lopes, entretanto, não oferece apenas suporte financeiro. A ANDI e a Childhood Brasil - Instituto WCF proporcionam o apoio de consultores contratados para orientar os profissionais durante toda a produção e a redação das reportagens. Nesta quarta edição, será realizada também uma oficina para representantes de cada equipe vencedora, logo após o anúncio dos ganhadores. O objetivo é apresentar alguns conceitos, termos e fontes fundamentais a respeito do tema, bem como orientações que garantam a segurança dos profissionais e das crianças ao longo da realização das matérias.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho, somente no
formulário online

Clique aqui para mais informações sobre o processo de inscrição e de julgamento

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Show do Zé Ramalho

CUT-CE promoverá ato político e show com Zé Ramalho no 1º de Maio

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Ceará realizará a principal comemoração do Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio (quinta-feira), na Praça do Ferreira, onde haverá um grande show com o cantor Zé Ramalho.

O show terá repertório, sucessos antigos.

Local: Praça do Ferreira

Data: 1/5/2008

Horário: 17

Endereço: Praça do Ferreira - Centro

Grátis !!!

Duvirtam-se

sábado, 12 de abril de 2008

Programação Completa Cine Ceará

Cine Ceará
12/04 (Sábado)

10h - Debate e coletiva com realizadores dos longas-metragens exibidos na noite anterior
Hotel Gran Marquise

14h - Mostra Olhar do Ceará
Curtas. Loucos de Futebol (Halder Gomes, doc., 22’, 2007) hours Concours; Jarro de Peixes (Salomão Santana, experimental, 10’, 2007); Maneira (Ítalo Rodrigues, ficção, 03’, 2007); Baixa Freqüência (Diego Akel, animação, 01’27’’, 2007); PerAmbulantes (Henrique Dídimo e Philipi Bandeira, doc., 19’, 2007); 95 Cabeças (Gabriel Silveira, experimental, 08’, 2007); Intimidade (Adriana Botelho, doc., 18’, 2007); Nós (Glaucia Barbosa, ficção, 12’, 2007); Penseira, ou Simplesmente, Marlinda (Michelline Helena, experimental, 05’, 2007) hours Concours.
Espaço Unibanco Dragão do Mar.

“Cangaço – A Parte Mal-Dita” - PROGRAMAÇÃO
Coordenação: Dr Daniel Lins
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor
15h - Abertura Oficial do Simpósio – Wolney Oliveira e Daniel Lins
15h30 às 16h30 - Conferência 01 - Dra. Márcia Tiburi (Universidade Mackenzie – SP / GNT Programa “Saia Justa”):
“A Mulher no Sertão e o Sertão em Nós: Cinema e Literatura".
16h10 às 16h30 – Debate

16h30 às 17h30 - Conferência 02 - Dr. Daniel Lins (UFC):
Resumo: “Altar macabro e corpos ensangüentados. O espetáculo da violência mal-dita”
17h10 às 17h30 - Debate

17h30 às 18h30 - Conferência 03 - Dr. Martin Feijó (Universidade Mackenzie – São Paulo):
"A Cabeça de Lampião - Imagem do Cangaço na Cultura Brasileira".
18h10 às 18h30 - Debate

16h - Mostra Olhar do Ceará (reprise)
Espaço Unibanco Dragão do Mar.

17h30 - Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem
... (Juliano Gomes e João Bittencourt, Ficção, Digital, Cor, 19’, RJ, 2007); Décimo Segundo (Leonardo Lacca, Ficção, 35mm, Cor, 20’, PE, 2007); Areia (Caetano Gotardo, Ficção, 35mm, Cor, 12’, SP, 2008); Fiz Zum Zum e Pronto (Marcelo Lordello, Ficção, Digital, Cor, 20’, PE, 2007).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro

19h - Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem
Postales de Leningrado (Mariana Rondon, Ficção, 35mm, Cor, 90’, Venezuela, 2007).

Homenagem ao produtor Luis Carlos Barreto
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro.

Exibição Especial
Longa. Waldick, sempre no meu coração (Patrícia Pillar, Documentário, 35mm, 58’, Cor, Brasil, 2007).

________________

13/04 (Domingo)

10h - Debate e coletiva com os realizadores dos curtas e longas-metragens exibidos na noite anterior
Hotel Gran Marquise

14h - Mostra Olhar do Ceará
Batom Lilás (Henrique Dídimo, experimental, 17’, 2007); Dois (Gilles Weyne e Bruno Lima, ficção, 11’56’’, 2007); Espuma e Osso (Monteiro e Guto Parente, experimental, 20’, 2007); Coma (Rúbia Mércia, experimental, 20’, 2007); O Último dos Jangadeiros (Raquel de Holanda, doc., 15’32’’, 2007); Dama da Noite (Ythallo Rodrigues, ficção, 15’44’’, 2007 – censura 18 anos).
Espaço Unibanco Dragão do Mar

“Cangaço – A Parte Mal-Dita” - PROGRAMAÇÃO
Coordenação: Dr Daniel Lins
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor

9h30 às 10h30 - Conferência 04 - Leandro Cardoso Fernandes (Escritor, pesquisador do Cangaço - Piauí)
"Aspectos Médicos do Cangaceirismo”
10h10 às 10h30 - Debate

10h30 às 11h30 - Conferência 05 - Amaury Correia de Araújo (Escritor, Pesquisador do Cangaço - São Paulo):
“Abrahão Benjamin e Lampião”
11h10 às 11h30 - Debate

Intervalo

15h30 às 16h30 - Conferência 06 - Dra. Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UERJ):
“Violência da República Velha - Cangaceirismo no Nordeste”
16h10 às 16h30 – Debate

16h30 às 17h30 - Conferência 07 - Elise Jasmin (Historiadora, Pesquisadora - França):
“Memória fotográfica da repressão do cangaço”
17h10 às 17h30 - Debate

17h30 às 18h30 - Conferência 08 – Dr. Lamartine Lima (Faculdade de Medicina da Bahia)
“A Morte de Lampião e as Conclusões Científicas sobre o Cangaço".
18h10 às 18h30 - Debate

16h - Mostra Olhar do Ceará (reprise)
Espaço Unibanco Dragão do Mar

18h – Exibição Especial – Espaço Unibanco Dragão do Mar.
Língua – Vidas em Português. Documentário. 2004. 35 mm. Cor. 105 min. Direção: Victor Lopes.
17h – Lançamento do Projeto 24h em comemoração ao aniversário de Fortaleza.
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro

17h30 - Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem
Prisão (Joana Oliveira, Ficção, Beta, Cor, 13’, MG, 2007); Corpo Presente (Marcelo Toledo e Paolo Gregori, Ficção, 35mm, Cor, 20’, SP, 2007); Outubro (Murilo Hauser, Ficção, 35mm, Cor, 15’, PR, 2007); Um Ramo (Juliana Rojas e Marcos Dutra, Ficção, 35mm, Cor, 15’, SP, 2007).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro

Homenagem ao Presidente da FECOMERCIO Luiz Gastão
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro

19h - Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem
Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 35mm, Cor, 105’, Brasil, 2007).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro.

________________


14/04 (Segunda-Feira)

10h - Debate e coletiva com Realizadores dos curtas e longas-metragens exibidos na noite anterior
Hotel Gran Marquise

14h - Mostra Olhar do Ceará
Dias de Setembro (Igor Rocha, ficção, 10’, 2007); Estrigas (Loah Miranda, doc., 18’, 2008); Polaroid Blues - inédito (Israel Souto Campos, experimental, 20’, 2007); Possante Velho de Guerra (Carlos Normando, doc., 20’, 2007); Quebrando Discurso (Beto Gaudêncio, experimental, 3’, 2007); Não Deixe o Amor Fugir (Asueli de Moura, ficção, 05’, 2007); Criança Esquecida (Beto Gaudêncio, experimental, 03’, 2007); Rosalina - Uma Comunidade em Construção (Sophie Guerin, doc., 20’, 2007).
Espaço Unibanco Dragão do Mar.

“Cangaço – A Parte Mal-Dita” - PROGRAMAÇÃO
Coordenação: Dr Daniel Lins
Local: Teatro Celina Queiroz - Unifor

9h30 às 10h30 - Conferência 09 - João de Sousa Lima (Escritor, Pequisador - Sergipe):
"As mulheres no cangaço - A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, A Rainha do Cangaço”

10h10 às 10h30 - Debate 10h30 às 11h30 - Conferência 10 - Aderbal Nogueira (Documentarista - Fortaleza):

“A Violência das volantes no tempo do cangaço” (Vídeo).

11h10 às 11h30 - Debate
Intervalo

15h às 16h - Conferência 11 - Ângelo Osmiro Barreto ( Escritor e Pesquisador do Cangaço - Fortaleza)
“A relação entre Padre Cícero e Lampião”
15h40 às 16h - Debate

16h às 17h - Conferência 12 – Dr. Eduardo Diatahy B. de Menezes (UFC):
“Cangaço Continua uma Questão Disputada e Maldita?”
16h40 às 17h - Debate

Encerramento

16h - Mostra Olhar do Ceará (reprise)
Espaço Unibanco Dragão do Mar.

17h30 - Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem
Antonio Pode (Ivan Morales, Ficção, 35mm, Cor, 12’, SP, 2007); A Psicose de Valter (Eduardo Kishimoto, Experimental, 35mm, Cor, 15’, SP, 2007); Convite para Jantar com o camarada Stalin (Ricardo Alves, Ficção, 35mm, Cor, 10’, MG, 2007); Sin Peso (Cao Guimarães, Experimental, Digital, Cor, 7’, MG, 2007); Ocidente (Leonardo Sette, Documentário, 35mm, Cor, 6’, PE, 2008).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro

18h - Mostra Paralela “Cinema nos Bairros”
O Projeto Fortaleza 24 Horas (direção coletiva)
24h - Relação dos Selecionados e Convidados
1H - Tarcísio Tavares (Convidado)
2H - Wellington Júnior (Convidado)
3H - Leonardo Ferreira
4H - Valentino C. Kmentt
5H - Marcos Antônio Silva Rudolf
6H - Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
7H - Janaina Braga de Paula
8H - Alberto José N. Gaudêncio
9H - Victor Daniel Furtado Costa
10H - Beatriz Jucá Pinheiro
11H - Simone Lima
12H - Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
13H - Marcelo Brasileiro Farias
14H - LG Miranda Leão (Convidado)
15H - Maura Angélica D. Girão
16H - Alex Nunes Barroso
17H - Julia Franco Braga
18H - Candice Machado de Souza Carvalho
19H - Diego Campos Akel
20H - Gracielly Dias de Moura
21H - Miguel Ângelo de Azevedo - Nirez (Convidado)
22H – Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa (Convidado)
23H - Clovis Markan Sousa da Silva
24H (zero hora) - Luizianne Lins (Convidado)

O Ano em que Meus Pais saíram de Férias (Cao Hamburger, Ficção, 35mm,110’, Brasil, 2006)
Local:
Exibição SER III na Praça Joaquim Nogueira na Rua Padre Perdigão com São Vicente de Paulo no Antônio Bezerra (em frente ao Colégio Joaquim Nogueira)
Exibição SER IV na Praça Pio X na Rua Pará com Rua Acre-Couto Fernandes paralela a Av. José Bastos.

19h - Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem
O Grão (Petrus Cariry, Ficção, 35mm, 88’, Cor, Brasil, 2007); Tambogrande: Mangos, Muerte, Minería (Ernesto Cabellos e Stephanie Boyd, Doc., Vídeo Digital, 85’, Peru, 2007).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro.


________________


15/04 (Terça-feira)

10h - Debate e coletiva com Realizadores dos curtas e longas-metragens exibidos na noite anterior.
Hotel Gran Marquise

10h – Mostra Paralela “O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece”
Garoto Cósmico (Alê Abreu, Animação, 35mm, 77’, Cor, 2007)
Local: Centro Cultural SESC Severiano Ribeiro

14h - Mostra Olhar do Ceará
Bumba meu Peixe (Luiza Falcão, animação, 03’, 2007); A Máquina Invisível (Narcélio Grud, experimental, 12’, 2007); O amor na sua violência e na sua doçura (Sara Benvenuto, doc., 10’, 2007); No Caminho (Francimone Campos e Junior Recife, experimental, 04’26’’, 2007); Robocó niu genérêxion (Walber Santos, animação, 15’, 2007); Mário, o poeta (Mardônio França, experimental, Digital, 12’, 2007); Maracatu (Luiza Falcão, animação, 01’, 2007); A violência oficializada no tempo do cangaço (Aderbal Nogueira, doc., 20’, 2007); Desejos Iguais (Cecília Gais e Gaby Lima, experimental, 05’, 2007); Bota Camisinha Bota (Gerardo Damasceno, ficção, 15’, 2007);. O Sacrifício do Jegue (Zé Bob, ficção, 12’40”,2007)
Espaço Unibanco Dragão do Mar

14h às 18h - Mostra Paralela “Nordeste, Cangaço e Cinema”
O Cangaceiro (Aníbal Massaíni Neto, ficção, 35mm, Cor, 120’, SP, 1997) classificação indicativa: 14 anos; As Cangaceiras Eróticas (Roberto Mauro, Ficção, 35mm, 100’, Cor, SP, 1974) classificação indicativa: 16 anos.
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Cine Benjamin Abrahão

15h-Exibição do Triller do Longa-metragem “Bezerra de Menezes – O Médico dos Pobres
Direção Joe Pimentel e Glauber Filho.
Gran Marquise Hotel

16h - Mostra Olhar do Ceará (reprise)
Espaço Unibanco Dragão do Mar

17h30 - Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem
Ismar (Gustavo Beck, Doc., Digital, Cor, 11’, RJ, 2007); Instrumento Detector de Alguma Coisa (Otto Cabral, Doc., Digital, Cor, 9’45”, PB, 2007); Eu Posso Ver o Que Você Sente (Hugo Pierot, Experimental, Digital, Cor, 8’, CE, 2007); Ficamos felizes com sua marcante presença nesse momento tão especial de nossas vidas (Pedro Diógenes, Doc., Digital, Cor, 20’, CE, 2008); O Vampiro do Meio-Dia (Anita Rocha, Ficção, Beta, Cor, 19’, RJ, 2007).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro

18h - Mostra Paralela “Première Fortaleza”
O Romance do Vaqueiro Voador (Manfredo Caldas, doc., 35mm, Cor, 71’, 2007).
Espaço Unibanco Dragão do Mar

18h - Mostra Paralela “Cinema nos Bairros”

Vídeo Fortaleza 24h (direção coletiva) e
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger)
Local:
Exibição SER II no Morro do Mirante - Morro Santa Terezinha
Exibição SER V no Pólo de Lazer do Conj. Ceará

19h - Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem
Luz Silenciosa (Carlos Reygadas, Ficção, 35mm, 127’, Cor, México/França/Holanda, 2007).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro.

________________


16/04 (Quarta-Feira)

10h - Debate e Coletiva com Realizadores dos curtas e longas-metragens exibidos na noite anterior.
Hotel Gran Marquise

10h - Mostra Paralela “Terceira Idade”
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger, Ficção, 35mm,110’, Brasil, 2006).
Local: Centro Cultural SESC Severiano Ribeiro

11h- Palestra “Intermediação Digital - Pós Produção para Filmes” com Jal Guerreiro & Joao Paulo Reis– Link Digital
Espaço Unibanco Dragão do Mar

14h às 18h – Mostra Paralela “Nordeste, Cangaço e Cinema”
A Morte comanda o Cangaço (Carlos Coimbra, Ficção, 35mm, 110’. Cor, SP, 1960) - classificação indicativa: 14 anos; Kung-fu contra as Bonecas (Adriano Stuart, Ficção, 35mm, 105’, Cor, SP, 1976) - classificação indicativa:16 anos.
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Cine Benjamin Abrahão

15h - Seminário “Televisão Pública, Produção de Conteúdos e Interatividade”
Teatro Celina Queiroz - Unifor

15h - Seleção Pitching Globo Filmes para os diretores selecionados através do Edital Pitching Nacional Cine Ceará/Globo Filmes (Selecionadores: Márcia Sandrini e Carlos Eduardo Rodrigues)

19h - Mostra Paralela “Cinema nos Bairros”
Vídeo Fortaleza 24h (direção coletiva) e
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger)
Local:
Exibição SER VI na Praça da Rua 325 em frente à Igreja Batista Nacional Renovada, esquina com a Avenida Monsenhor Amarílio Rodrigues – Conjunto. São Cristóvão – Messejana.
Exibição SER I na Praça Otávio Bonfim na Avenida bezerra de Menezes em frente a Ser I, próximo ao Pão de Açúcar.
19h - Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem
Desafinados (Walter Lima Jr., Ficção, 35mm, 131’, Cor, Brasil, 2008 ); Las Vidas Possibles (Sandra Gugliotta, Ficção, 35mm, 80’, Cor, Argentina, 2007).
Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro.

________________

17/04 (Quinta-Feira)

10h - Debate e Coletiva com Realizadores dos longas-metragens exibidos na noite anterior
Hotel Gran Marquise

14h às 18h - Mostra Paralela “Nordeste, Cangaço e Cinema”
Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, Ficção, 35mm, 125’, P&B, RJ, 1964) classificação indicativa: 14 anos; O Último dia de Lampião (Maurice Capovilla, doc., 16mm, Cor e P&B, 60’, RJ, 1975) - classificaçõ indicativa: 14 anos; Memória do Cangaço (Paulo Gil Soares, doc., 35mm, P&B, 30’, RJ, 1965) - classificação indicativa: 14 anos.
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Cine Benjamin Abrahão

15h - Lançamento de Livro
O Alquimista Democrático (Fernando Birri, 2008, Editora Abare,Brasilia) .
Gran Marquise Hotel

20h - Cerimônia de Encerramento
Exibição do VT comemorativo aos 10 anos da Globo Filmes e anúncio do vencedor do Pitching Nacional Cine Ceará/Globo Filmes

Longa de Encerramento.
Lançamento da cópia restaurada do Longa O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, Ficção, 35mm, Cor, 95’, RJ, 1969) - classificação indicativa: 14 anos.

________________


18/04 (Sexta-Feira)

14h às 22h - Mostra Paralela “Nordeste, Cangaço e Cinema”
Riacho de Sangue (Fernando de Barros, Ficção, 35mm, 105’, Cor, SP, 1966) - classificação indicativa: 14 anos; Corisco, o Diabo Loiro (Carlos Coimbra, Ficção, 35mm, 100’, Cor, SP, 1969) - classificação indicativa: 14 anos;A Mulher no Cangaço (Hermano Penna, doc., 16mm, Cor e P&B, 35’, RJ, 1976); Lampião, o Rei do Cangaço (Carlos Coimbra, Ficção, 35mm, 110’, Cor, SP, 1962) - classificação indicativa: 14 anos.
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Cine Benjamin Abrahão.

________________

19/04 (Sábado)

14h às 22h - Mostra Paralela “Nordeste, Cangaço e Cinema”
Cangaceiros de Lampião (Carlos Coimbra, Ficção, 35mm, 105’, Cor, SP, 1967) - classificação indicativa: 14 anos; Faustão (Eduardo Coutinho, Ficção, 35mm, 115’, Cor, RJ, 1971) - classificação indicativa: 14 anos; O Cangaceiro Trapalhão (Daniel Filho, Ficção, 35mm, 90’, Cor, RJ, 1983); Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, Ficção, 35mm, 95’, Cor/P&B, PE, 1997) - classificação indicativa: 14 anos.
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Cine Benjamin Abrahão.

________________

20/04 (Domingo)

14h às 22h - Mostra Paralela “Nordeste, Cangaço e Cinema”
Meu Nome é Lampião (Mozael Silveira, Ficção, 35mm, 90’, Cor, RJ, 1969)- classificação indicativa: 14 anos;A Vingança dos Doze (Marcos Farias, Ficção, 35mm, 95’, Cor, RJ, 1970) - classificação indicativa: 14 anos; Lampião, Sonhos de Bandido (Damien Chemin e Nicodème de Renesse, Doc., Beta Digital, 60’, Cor, Bélgica, 2007); Corisco e Dadá (Rosemberg Cariry, Ficção, 35mm, 105’, Cor, CE, 1996) - classificação indicativa: 14 anos.
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Cine Benjamin Abrahão.

________________


21/04 (Segunda-Feira)

14h às 22h - Mostra Paralela “Nordeste, Cangaço e Cinema”
Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro (William Cobbett, Ficção, 35mm, 95’, Cor, RJ/RN, 1972) - classificação indicativa: 14 anos; Os Três Cangaceiros (Victor Lima, Ficção, 35mm, 105’, P&B, RJ, 1961); O Velho Guerreiro Não Morrerá – O Cangaceiro de Lima Barreto 50 anos Depois (Paulo Duarte, Doc., Digital, 20’, Cor, SP, 2008); O Cangaceiro (Lima Barreto, Ficção, 35mm, 95’, P&B, SP, 1953).
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Cine Benjamin Abrahão

________________

Oficinas

Oficina 1 - Cinema e Educação – Introdução à Linguagem Audiovisual para Educadores.
Facilitador: Lenildo Gomes (Mestre em Sociologia, Pesquisador e Realizador Audiovisual)
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira
Data/Hora: 14, 15, 16 e 17 de abril - 9h às 12h

O Cine Ceará acontece:
Sobral de 12 a 19 de abril no Cine Renato Aragão e Casa de Cultura
Quixadá de 10 a 17 de abril no Cine Clube Mestre Adolfo.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Festival Palco Giratório 2008

PROGRAMAÇÃO : FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO 2008

31/03 (seg) – 20h
A Gaivota
Piollin Grupo de Teatro (PB)

Adaptação do texto A Gaivota do dramaturgo russo Anton Tchécov, o espetáculo narra os conflitos de um jovem escritor. O drama desenrola-se em um ambiente rural, onde uma teia de relações familiares sobrepõe-se a triângulos amorosos. O vigor da peça está na forma sóbria em que o grupo lida com o texto, incorporando elementos contemporâneos sem diluir a força dos conflitos da trama.

Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz
GRATUITO.

02/04 (qua) – 20h
Casa de Ferro
Estado Dramático (BA)

Casa de Ferro trata da diáspora dos povos da África. Expõe o desenraizamento dos habitantes e da cultura africanos, passando pelo processo de dominação forçada. Em cena, o espetáculo explora temas como o nascimento, a raiz, representada na Terra Mãe, a captura, a travessia do oceano, o cativeiro, a evangelização, a resistência, o castigo, a morte e a transcendência metafísica.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

03/04 (qui) -17h
Das saborosas aventuras de Dom Quixote de la Mancha e seu escudeiro Sancho Pança – um capítulo que poderia ter sido
Teatro que Roda (GO)

Adaptação da obra-prima de Miguel de Cervantes, O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, criada no século XVII, o espetáculo passeia pelas aventuras de um executivo que, cansado de sua rotina, resolve mergulhar num mundo imaginário em busca de aventuras e emoções. Ao acreditar ser Dom Quixote, sua primeira tarefa é encontrar o fiel escudeiro Sancho Pança. Com sua ajuda, parte em uma jornada pela cidade em busca da amada Dulcinéia.

Local: Praça do Ferreira / Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Gratuito

05/04 (sáb) – 20h
Sapato do meu tio
João Lima (BA)

Num tempo qualquer, dois palhaços vão de cidade em cidade sobre uma velha carroça: o mais velho é o Tio e o mais novo é o Sobrinho. No início do espetáculo, o Sobrinho puxa a carroça, resignado na sua condição de servidor de um grande artista. Mas, com o tempo e com a convivência, eles começam a aprender um com o outro. O Sobrinho recebe do Tio as técnicas, o apuro artístico e o orgulho do ofício de palhaço. Ao mesmo tempo, o Tio percebe o valor da humildade. Com delicadeza e respeito, a peça se transforma numa metáfora sobre a transitoriedade da vida, sobre aprendizado mútuo e sobre a realização do homem.

Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

06/04 (dom) – 20h
Amor e Loucura
A Roda Teatro de Bonecos (BA)

O espetáculo conta a história de como Amor e Loucura se encontraram e nunca mais se separaram. Tudo começa quando a Loucura, vagando pelo caos, encontra inesperadamente um ovo. Dele, nasce o Amor, cheio de força e planos para o mundo. O Amor põe em movimento as esferas, traz o Sol, faz a luz e, com suas flechas, convida as criaturas a se apaixonarem. Pontuado pela poesia de Myriam Fraga e marcado pela manipulação direta de bonecos de madeira, a peça percorre a fronteira entre o real e o imaginário.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

07/04 (seg) – 20h
Trindades
Teatro Vitrine (CE)

Adaptado do romance A Casa, de Natércia Campos, Trindades nos faz refletir sobre os segredos e traços de personalidade que só se revelam quando estamos protegidos dos olhos alheios, escondidos pelas paredes sólidas de nossas casas. Quem conta a história é a própria casa, partindo de suas lembranças e reminiscências, nos colocando em contato com seus habitantes, em meio a misticismos, superstições, injustiças, angústias e desgraças que acontecem e se repetem ao longo do tempo, sempre espreitados pela presença constante da Morte.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

08/04 (ter) – 20h
O Porco
Arquipélago (SP)

Na fronteira da vida, o Porco relembra os momentos de sua existência. Sozinho no palco, fala de seus antepassados, sua família, sua condição social e seus desejos. Não há metáforas. O que se ouve é o que se fala, ainda que prevaleça um jogo entre o que se expressa e o que se sente. O monólogo é um passeio pelo porão animal do homem a caminho do abate.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

09/04 (qua) - 20h
A Farsa do Mestre Pathelin
Trupe Caba de Chegar (CE)

De autor desconhecido, A farsa do Mestre Pathelin é considerado o texto francês cômico mais importante antes de Molière. Encenado pela trupe Caba de Chegar, tem direção coletiva, e conta a história de um casal de trapaceiros que tenta aplicar um ousado golpe em um ganancioso comerciante de tecidos.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

10/04 (qui) - 20h
En Passant
Procult Produções (CE)

Um homem e uma mulher se conhecem nuns balanços de praça, na madrugada. O diálogo entre eles é confuso, atrapalham-se com os próprios pensamentos e com a linguagem. Possuem enorme fluxo interior, mas não conseguem externar senão o caos. Quanto menos conseguem desenvolver uma comunicação eficiente, mais sentem necessidade de retornar àqueles balanços, ao encontro um do outro. Assim, aquele encontro vai se repetindo a cada madrugada, de maneira cada vez mais sufocante e melancólica. En Passant é uma tradução poética do abismo existencial e da ausência de respostas às nossas perguntas mais íntimas. A fragilidade do homem diante do que não entende. O que resta é sentir.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

11/04 (sex) – 20h
Instantes entre a Razão e a Carne
Tom Calaça (CE)

O espetáculo é traçado a partir do “gesto”, recortando os signos que compõem o cotidiano de um sujeito comum. Seus sentimentos e medos confrontados com a atual imposição tecnológica, e o resultado passa a ser a busca incessante de um encontro com a essência humana que ainda predomina em nossa identidade primitiva. Instantes de transição entre a razão e a carne.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

12/04 (sáb) – 17h
As Fadas
Edivaldo Batista e Paula Yemanjá (CE)

Teatro Infantil. Uma estrada. Dois viajantes. Um encontro. Uma caixa e uma história: a partir das atitudes e palavras de duas irmãs, uma enigmática senhora irá decidir o destino de cada uma delas. O que será que vai acontecer?

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

13/04 (dom) – 17h
Diferente Olhar Infinito
Grupo N∞ (CE)

Teatro Infantil. De repente, aparecem três bailarinos que mexem o corpo de um jeito engraçado, conversando e gesticulando. Depois você pergunta: o que eles estão fazendo? É quando a imaginação faz você ver uma pipa ou arraia no céu, uma brincadeira de bila no chão, um carrinho andando sozinho e muito mais... Espetáculo baseado no livro A Rabeca do Cego Oliveira, de Fabiano dos Santos.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

14/04 (seg) – 20h
Dr. Qorpo
Grupo Imagens (CE)

Inspirado na vida e obra de José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), controverso autor brasileiro que aos 34 anos autodenominou-se Qorpo-Santo, achando-se imbuído de uma missão divina. Seus escritos são repletos de erotismo e sensualidade e confrontaram os tabus de sua época.

Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

15/04 (ter) – 20h
Besouro Cordão-de-ouro
JLM Produções Artísticas (RJ)

Manuel Henrique Pereira, o Besouro Cordão de Ouro, foi um grande capoeirista que viveu na Bahia. Também era compositor de samba-de-roda e de chula. Impunha respeito e temor aos poderosos no começo do século XX. No espetáculo, a vida do mestre Besouro é contada de forma lúdica, alinhavada com a história do Brasil e suas raízes culturais.
Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

16/04 (qua) – 20h
O Apocalipse
Cefet (CE)

O Apocalipse, peça de formação da 6ª turma de Artes Cênicas do CEFET-Ce, acontece numa cidade fantasma – Cococi – habitada por mortos, o que dá um tom sombrio e sinistro à peça; mas, na verdade, todo o discurso de fim dos tempos é apenas uma base para uma grande comédia. A mistura do sombrio com o hilário, rende um outro gênero: a tragicomédia. A história é originada por uma colagem de vários textos de autores como Aldomar Conrado, Molière, Florbella Espanca e até a Bíblia judaica. O Apocalipse, adaptado e dirigido por Sidney Souto, promete discutir o fim dos tempos de forma, no mínimo, inusitada.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

17/04 (qui) – 20h
O Pupilo quer ser Tutor
Cia. Teatro Sim... Por que Não? (SC)

Escrita pelo dramaturgo austríaco Peter Handle, O Pupilo Quer Ser Tutor foi encenada pela primeira vez em 1969, na Alemanha. Depois disso esteve em cartaz em vários lugares do mundo, mas apenas por duas vezes no Brasil. A cena se desenvolve em um não-lugar estéril tanto de exuberância natural como de impulso criador. Naquela paisagem árida, o Pupilo e o Tutor vivem sós, suspensos num tempo imóvel. Tudo parece sem vida, a não ser as disputas cotidianas entre os dois. Assim, o espetáculo é uma alegoria sobre o poder. Representa o combate que embala os homens desde os tempos imemoriais.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

18/04 (sex) – 17h
O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua
Cia. Teatral Turma do Biribinha (AL)

Há muito tempo, os palhaços Biribinha e Lingüiça trabalhavam no Circo Mágico de Nelson, percorrendo as cidades do Nordeste e tirando risadas de toda a gente. Parecia teve que se desmanchar. Lingüiça se casou. Biribinha teve dois filhos: Mixuruca e Mixaria, que também se tornaram palhaços. Passados muitos anos, durante uma apresentação de rua, Biribinha encontrou um mendigo e percebeu que se tratava do seu grande amigo Lingüiça. Repleto de gags, pilhérias, galhofas e muita música, o espetáculo conta o maravilhoso reencontro dos amigos e lembra um tempo inocente de brincadeiras e palhaçadas.

Local: Praça do Ferreira / Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Gratuito

19 e 20/04 (sáb e dom) – 17h
Caatinga
Giramundo Teatro de Bonecos (MG)

Teatro Infantil. O espetáculo retrata os animais, os habitantes e a cultura popular da caatinga. O argumento deste episódio é a exploração imediatista da natureza e o uso inconsciente dos recursos naturais. Utilizando bonecos de luva, o Giramundo resgata a tradição dos Mamulengos, característicos da região.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

21/04 (seg) – 17h
O Grande Circo dos Irmãos Saúde
Circo Artetudo (DF)

Os Irmãos Saúde são dois palhaços que aprontam muitas manobras acrobáticas e números de malabares. Através dos movimentos, exercitam a maravilhosa arte da convivência, num jogo em que os sentimentos oscilam da raiva ao amor . Os palhaços exploram cenas cotidianas que levam ao espectador ao mundo da fantasia.

Local: Praça do Ferreira / Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Gratuito.

22/04 (ter) – 17h
Brincadeiras de Circo
Movimento Rua do Circo (DF)

Com números e esquetes tradicionais, Brincadeiras de Circo propõe acrobacias, equilibrismo, palhaçada, mágica e muita emoção. Mandioca Frita e os Irmãos Saúde, Chaubraubrau e Raquaquá proporcionam aos espectadores um verdadeiro espetáculo de variedades circenses. Resgatando canções e cirandas populares, trabalhando a linguagem do palhaço tradicional, com esquetes e muita “fuleragem”. Juntos constroem uma história encantadora no grande e mágico universo do circo.

Local: Praça do Ferreira / Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Gratuito.

22/04 (ter) -20h
Clownssicos
Cia. do Giro (RS)

Cansada de lidar somente com os elementos convencionais do riso, uma companhia de palhaços resolve mostrar sua capacidade interpretativa encenando os grandes clássicos da dramaturgia ocidental. Dessa aventura surgiu Clownssicos, um espetáculo que reúne sob o olhar sincero do palhaço, personagens como Édipo, Jocasta, Medéia, Romeu, Julieta, Hamlet, Ofélia, Macbeth e sua Lady, François e Nicole, Masha e Medvedenko.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

23/04 (qua) – 20h
Gueto Bufo
Cia. do Giro (RS)

Depois de serem expulsas do lugar público onde viviam, duas mendigas são mandadas para o gueto. Naquele espaço controlado e disciplinado, encontram nas paródias e na ironia formas de expressar suas idéias sobre os limites traçados no território social.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

24/04 (qui) – 20h
Larvárias
Cia. do Giro (RS)

Com humor, são retratados aspectos delicados e graciosos do cotidiano. De um imenso mundo branco, surgem máscaras-larvas em diferentes estados e formas, como figuras intermediárias que contêm o homem e o bicho. O espetáculo fala dos encontros e desencontros destes seres, seus atritos, equívocos e sua convivência. A ambientação da cena, com a música, luz, cenário e figurino, aponta em direção aos movimentos do universo, revelando que, junto do gesto diário, está o movimento das marés, das estrelas e dos planetas. Surgem então realidades paralelas e tangentes que, numa explosão de sensibilidade mútua, podem se inter-relacionar.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

25/04 (sex) – 20h
Encarnado
Lia Rodrigues Cia. de Dança (RJ)

Inspirado no livro Diante da Dor dos Outros de Susan Sontag, o espetáculo é uma reflexão sobre como a dor e o sofrimento alheio afetam as pessoas. Os movimentos da dança promovem questões como: O que sentimos diante da dor dos outros? Como a nossa própria dor nos afeta? O que nos toca ainda? O que nos move? Em que direção? Será ainda possível se aproximar do outro, tão diferente de nós mesmos? O espetáculo vai desfragmentando os diversos sentidos da palavra encarnado, percorrendo seu significado bíblico, político, folclórico e lingüístico.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

26/04 (sáb) – 20h
Aquilo de que somos feitos
Lia Rodrigues Cia. de Dança (RJ)

Esta coreografia não revela somente os corpos em composições belas e instigantes, como se fossem esculturas humanas, mas também idéias, convicções, críticas presentes no imaginário coletivo. Dividido em várias partes, com movimentos lentos ou muito ativos, com música e no silêncio, o espetáculo é a soma de dois anos de ensaios diários, pesquisas e improvisações, produzidos por Lia Rodrigues e os bailarinos da companhia. Nas apresentações não há separação entre palco e platéia, nem cenários ou cadeiras, fazendo com que, em algumas partes, o público faça parte da ação.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

27/04 (dom) – 20h
Saudade em Terras D’água
Cia. Dos a Deux (RJ)

Através de gestos e coreografia, Saudade em Terras D’Água é a história de um exílio. Seu cenário é um imenso azul e uma pequena palafita que vai sendo desconstruída durante o espetáculo. Em tempos remotos, uma mãe e seu filho, habitantes isolados no meio do mar vivem uma existência simples. Um dia, a mãe parte em busca de uma esposa para seu filho. Na volta, traz uma jovem vinda de uma terra distante e diferente. Pouco a pouco, os três aprendem a conviver. Nada deveria perturbar este equilíbrio até que um dia - talvez progressivamente -, o mar que os cercava desaparece e se transforma em terra. Sem a fonte da vida, são obrigados a migrar.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

28/04 (seg) – 20h
Circo Minimal
Cia. Gente Falante (RS)

O Circo Minimal é uma caixinha, no estilo dos antigos teatros lambe-lambe. Parece uma ilha de sonhos, onde acontecem curtos espetáculos de circo de variedades e de teatro de animação. Tudo é miniaturizado, itinerante e independente. Com pequenos animais, insetos, galinhas, serpentes, camelos, o espetáculo recria o mundo fantástico das fábulas.

Local: Sesc Senac Iracema
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

29 e 30/04 (ter e qua) – 15h
As 4 Chaves
Teatro Vento Forte (SP)

Em cena, quatro personagens caracterizados por figuras com cerca de 2,5 metros de altura juntam-se ao público para preparar desejos e sentimentos. Amassam pão para os filhos do Seu Zé, também fazem o coração para um Gigante e uma boneca para o Desconhecido, Uma Conhecida. Acontece que um ladrão rouba os desejos e os tranca em um baú a quatro chaves. Começa então uma viagem mágica que percorre o campo da poesia, da aventura, das invenções e interage com o público através das danças, cantos e brincadeiras de rua. A aventura vai do centro da terra à fronteira da noite com o dia, passando pelo fundo do mar e pelas nuvens do céu, até as chaves serem encontradas.

Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes, comerciários e idosos a partir de 65 anos)

Endereços:

Praça do Ferreira
Em frente ao Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro

Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro
Tel.: (85) 3452.9065

Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90 – Praia de Iracema
Tel.: (85) 3452.1242

Fonte:
http://www.fecomercio-ce.org.br/content/aplicacao/fecomercio-ce/2008-03-marco/gerados/27_prog_palco.asp

domingo, 16 de março de 2008

O Ceará em Curitiba




FESTIVAL DE CURITIBA



O Festival de Teatro de Curitiba nasceu numa mesa de restaurante.


Idealizado por Leandro Knopfholz e Carlos Eduardo Bittencourt.


Em dezembro de 1991 eles promoveram a festa de lançamento do Festival, que iria estrear no dia 19 de março do ano seguinte.


Ninguém acreditaria que aquela idéia, surgida em uma conversa de restaurante, seria realizada com tanta agilidade, e nem que duraria tanto.


A Edição 1992 do Festival trouxe ao Paraná grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Correia e Gabriel Vilella.


Ao longo desses anos, 1607 espetáculos para um público estimado em 1,2 milhão de pessoas.


O Ceará está sendo bem representado no Festival de Teatro de Curitiba:


Dr. Qorpo - Grupo Imagens: Fortaza-ce

Teatro Reikrauss Benemond - Praça Tiradentes, 106 - Galeria Pinheiro Lima
20/03/2008 - 18:00
21/03/2008 - 21:00
22/03/2008 - 18:00

Irremediável, da Cia. Engenharia Cênica, de Sobral-ce

Casa Vermelha - Largo da Ordem
25/03/2008 - 12:00
26/03/2008 - 15:00
27/03/2008 - 18:00
28/03/2008 - 21:00

Medéia - Círculo de Sangue, Cia. De Teatro e Dança TEDAN: Fortaleza-ce

Teatro Reikrauss Benemond - Praça Tiradentes, 106 - Galeria Pinheiro Lima
26/03/2008 - 18:00
28/03/2008 - 15:00

sexta-feira, 14 de março de 2008

show de Roberto Carlos


Fortaleza comemora 282 anos com show de Roberto Carlos


No dia 13 de abril, no aterro da Praia de Iracema, o cantor e compositor Roberto Carlos faz show aberto ao grande público em dia de Tarifa Social.
A Noite do Rei terá outras atrações durante o dia

O presente de aniversário de Fortaleza em seus 282 anos é uma inesquecível e grandiosa declaração de amor à cidade.

No próximo dia 13 de abril, aceitando o convite feito pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, quem sobe ao palco no aterro da Praia de Iracema, às 20h30min, é o cantor e compositor Roberto Carlos.

O Rei faz show aberto ao grande público justamente em dia de Tarifa Social, quando os preços das passagens de ônibus caem para R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia). “Fortaleza: Como é grande o meu amor por você” será o tema da festa, que promete atrair uma multidão de todas as idades e diversos bairros à orla marítima, repetindo o sucesso de outros eventos comemorativos promovidos pela Prefeitura.

A noite do Rei - clímax da programação do dia 13 de Abril, data do aniversário da Cidade - será precedida por um domingo inteiro de programação.

Logo pela manhã, a partir de 10h, os fortalezenses serão embalados por uma alvorada nos terminais de ônibus da cidade. Além disso, o projeto Tarifa Social no Domingo Cultural oferece uma manhã de atividades lúdicas no Parque Adahil Barreto (Cocó antigo), voltadas ao público infantil, entre 8h e meio-dia.

À tardinha, a partir de 17h30min, os circos armam suas lonas em 12 diferentes bairros da periferia, convidando para espetáculos gratuitos.

Um mês inteiro de comemoração - Além do dia 13, a Prefeitura programou um mês inteiro de atividades ligadas à cultura, esporte e lazer. Sob gestão da recém-criada Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), a Praia do Tintanzinho recebe, no dia 5 de abril, entre 8h e meio-dia, o projeto Surf e Cidadania, enquanto a Caravana de Esportes Radicais aporta no mesmo dia no cruzamento das avenidas Bezerra de Menezes e José Bastos, de 14h às 18h.

No dia 11, ao final da tarde, os transeuntes do Centro da cidade seguirão um cortejo animado por artistas das mais diversas áreas entre a Praça do Ferreira e o Passeio Público.

Na manhã do dia 12, às 10h, na Casa do Turista do Mercado Central, será lançado o Edital do Concurso de Jangadas Artesanais, que irá premiar com as melhores jangadas artesanais feitas por artesãos de Fortaleza.

Neste mesmo dia, o estádio Lacerdão, em Messejana, será o endereço do projeto Estádio Aberto, entre 8h e 17h.De 14 a 16 de abril, a Prefeitura lança, através do Núcleo de Produção Digital da Vila das Artes e em parceria com o XVIII Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, o documentário resultante do edital Fortaleza 24 horas.

O filme de 24 minutos revela um minuto de cada uma das 24 horas do cotidiano local, trazendo à tona fragmentos de uma mesma cidade.

A exibição itinerante do Fortaleza 24 horas percorre as seis Regionais, ficando a cargo dos exibidores independentes formados através do projeto Pontos de Corte, capitaneado pela Escola de Audiovisual de Fortaleza.

O projeto Ciclismo nos Bairros passa pelo João XXIII, dia 19, de 8h às 12h. Dia 20, o projeto Domingo no Esporte é na Lagoa de Parangaba, de 8h ao meio-dia. E dia 30, a Copa Aniversário de Fortaleza convida os amantes da bola para o torneio de futsal que promete lotar o Ginásio Paulo Sarasate.


Mais Informações na Coordenadoria de Comunicação Social, no telefone 3255 8343.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação

terça-feira, 4 de março de 2008

Agenda Completa


Agenda de shows para Março
Geraldo Junior - Canta: Calendário
(O Tempo e o Vento)
(Banda: Geraldo Junior, Beto Lemos, Ranier Oliveira, Flauberto Gomes,Antônio Queiroz, Maria Gomide, Francisco Gomide e Rebeca Queiroz)



04/03 – Assaré
08/03 – Espaço Multimix (Juazeiro)
11/03 – Ibiapina
12/03 – Guaraciaba
13/03 – Sobral
14/03 – Amicis “Farra na Casa Alheia” (Fortaleza)
15/03 – Guaiuba
16/03 – Jardins do Theatro José de Alencar (Fortaleza)
17/03 – Praça do Ferreira (Fortaleza)
20/03 – La Favorita (Juazeiro)
22/03 – Café Estação (Crato)



Calendário

"Musicalidade em notas entrecortadas de pífanos, dedilhados de viola e miúdo de sanfona, Geraldo e seu Calendário de dias santos, feriados e feiras ritmadas, na ladainha de beatos que compram meisinhas, de menino que mexe com doido, do doido que mexe com a vida do povo. No domingo vai a missa, sábado vai ao samba, pra na sexta encontrar o amor e na segunda sonhar, sonhar e voar com suas grandes navegações, o caboclo que cria asas e aporta em nuvens. Bandeira de missão, espaço demarcado na universalidade do mundo entre sóis e luas, rosa dos ventos e astrolábio, um show de quermesse, de dias que ficam ferrados na lembrança e são enfeitados de bandeiras coloridas no juízo, firmando certeza para os anos que virão".

sábado, 1 de março de 2008

Carrocel e Fim de Verão



Carrocel e Fim de Verão: Li e amei os dois. Por isso recomendo...



Rosamunde Pilcher

Setenta e sete anos de idade, quatro filhos, treze netos, dois cães e um jardim entre a paisagem de Dundee, na Escócia, quase completam o perfil da escritora inglesa Rosamunde Pilcher.


Natural de Cornwall, onde nasce no ano de 1924, Pilcher estuda no St. Claires Polwithen e no Howell’s School Llandatt completando a sua formação na Miss Kerr Sander’s Secretarial College.

Após o casamento com um oficial escocês, Graham Pilcher, com apenas 22 anos, muda-se para Perthshire, em Dundee, descobrindo assim as magníficas e inesperadas paisagens da Escócia que completam os seus livros de quentes e doces aguarelas de amores, traições e reencontros.

Com doze anos, confessa a autora, lê «Mariana», de Monica Dickens, e dois anos depois ensaia as sua primeiras histórias conseguindo editar algumas delas numa revista feminina londrina durante a Segunda Guerra Mundial. Com essas primeiras histórias ganha 15 guinéus que parecendo hoje um valor irrisório face ao sucesso que obtém depois da edição de «Os Apanhadores de Conchas», em 1987, já com 63 anos de idade.

Mais que o dinheiro esse foi contudo o incentivo de que precisava para continuar a escrever até atingir o sucesso que hoje a coloca na lista dos bestseller internacionais, com mais de 60 milhões de cópias vendidas.

Livros editados sob o pseudónio Jane Fraser:

Half-way to the Moon» (1949),
The Brown Fields» (1951),
Dangerous Intruder» (1951),
Young Bar» (1952),
A Day Like Spring» (1968),
Dear Tom» (1954),
Bridge of Corvie» (1956),
A Family Affair» (1958),
A Long Way From Home» (1963)
The Keeper’s House» (1963).

Livros editados sob o nome Rosamunde Pilcher:

A Secret to Tell» (1955),
April» (1957),
On My Own» (1965),
Sleeping Tiger» (O Tigre Adormecido, 1967),
Another View» (O Outro Lado do Amor, 1969),
The End of The Summer» (Fim de Verão, 1971),
Snow in April» (1972),
The Empty House» (A Casa Vazia, 1973),
The Day of Storm» (O Dia da Tormenta, 1975),
Under Gemini» (1976),
Wild Mountain Thyme» (Montanhas Silvestres, 1978),
The Carousel» (O Carrocel do Amor, 1982),
Voices in Summer» (Vozes de Verão, 1984),
The Blue Bedroom and Other Stories» (1985),
The Shell Seekers» (Os Apanhadores de Conchas, 1987),
September» (1990),
Flowers in the Rain and Other Stories» (1991),
The Blackberry Day» (1991),
Comig Home» (1995),
Love Stories» (introdução, 1996),
The World of Rosamunde Pilcher» (1996),
Christmas with Rosamunde Pilcher» (1998),
Winter Solstice» (Solstício de Inverno, 2000).


sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Alteração na Agenda

Uma pequena alteração na agenda do Cantor Geraldo Junior

14/03 – Apresentação Amicis (Farra na Casa Alheia)

16/03 – Apresentação Jardins do Theatro José de Alencar

17/03 – Apresentação Praça do Ferreira




Geraldo Ramos Freire Júnior, é natural de Juazeiro do Norte Ceará, região do Cariri.



Convivendo desde sua infância com toda riqueza da cultura popular dessa região; romarias, renovações, festas de padroeiros, forrós de pé-de-serra, bandas cabaçais, reisados etc.



Enfim, tudo o que viria a ser mais tarde a essência de todo o seu trabalho.



É Brincante de Reisado e matem uma forte ligação com os vários Mestres e grupos de Cultura Popular tradicional da região.



Passou por várias bandas até idealizar juntamente com outros amigos, o Grupo Dr. Raiz onde atua, canta, toca Flauta, Pífano e Percussão.



Trabalha nas áreas de musica, teatro e com produção cultural para instituições como: SECULT (Secretaria de Cultura do Estado), SESC e outras entidades, com projetos sociais como o da ONG Moraca (Movimentos Raízes do Cariri), com pesquisa e assistência aos grupos tradição popular dessa região, é cordelista e foi integrante da Sociedade dos Cordelistas Mauditos e também é responsável pela Mostra de Tradição Popular, que acontece dentro da Mostra SESC Cariri de Teatro, um dos maiores eventos de nosso estado.



Em sua trajetória com o grupo Dr. Raiz ganhou vários festivais.



É integrante do Movimento Cabaçal.



Já fez apresentações em vários espaços importantes do interior cearense, na capital e em outros estados.






segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Informações do Teatro Local

RAPIDINHAS DA FESTA UMA REALIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO ESTADUAL DE TEATRO



RESULTADO ASSEMBLÉIA FESTA

A Assembléia da FESTA/CE que aconteceu dia 21/02 com a participação de 33 pessoas entre artistas e estudantes de teatro foi tirada as seguintes providencias:

LEI PARA O TEATRO AMADOR: Jean Carlos apresentou uma proposta de Lei para o TEATRO AMADOR NO ESTADO DO CEARÁ, (em anexo) que rececerá até o dia 28/02 sugestões dos artistas de todo o ESTADO e será encaminhada pela FESTA/CE para ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PARA SER VOTADA, leiam e deêm suas opiniões.
A FESTA/CE está batalhando junot a Confederação Brasileira de Teatro-CBT o I Seminário Nacional de Teatro Amador- I SENATA que tem previsão para junho de 2008 na cidade de Fortaleza e o objetivo principal é DISCUTIR SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA LEI NACIONAL PARA O TEATRO AMADOR OU A REVISÃO DA LEI DO ARTISTA.

VIII CONGRESSO ESTADUAL DE TEATRO: Acontecerá dia 27/04 com OS OBJETIVOS DE DISCUTIR O TEATO AMADOR ESTADUAL E ELEGER A NOVA DIRETORIA DA FESTA/CE 2008/2011, OS ARTISTAS QUE TENHAM INTERESSE EM CONCORRER AS ELEIÇÕES DE 2008 JÁ PODEM SE ARTICULAR E FORMAREM SUAS CHAPAS QUE SERÃO APRESENTADAS NO CONGRESSO.
A FESTA/CE ESTÁ NEGOCIANDO COM A CIDADE DE HORIZONTE PARA VER A POSSIBLIDADE DO CONGRESSO ACONTECER POR LÁ, OU NA CIDADE DE MARACANAÚ. PODERÃO PARTICIPAR DO CONGRESSO DOIS REPRESENTATES DOS GRUPOS EM DIAS COM A ANUIDADE DE 2008 NA FESTA QUE DEVERÃO SER INDICADOS PELOS GRUPOS ATÉ DIA 12.04.2008 PELO O E-MAIL festeatro@yahoo.com.br .

32 ANOS DA FESTA: Em maio a FESTA/CE estará completando 32 anso de existência no Ceará a 1a entidade de classe do ESTADO,e a atual Diretoria estará realizando uma propgramação de comemoração no dia 23 de maio nos espaços: TEATRO DRAGÃO DO MAR, AUDITÓRIO DO DRAGÃO DO MAR E PRAÇA ROGACIANO LEITE DAS 14H ÀS 21:30. OS GRUPOS QUE TENHAM INTERESSE EM PARTICIPAR DA PROGRAMAÇÃO DOS 32 ANOS DA FESTA PODERÃO MANDAR SUAS PROPSTAS DE ESPETÁCULOS OU EXPERIMENTO ATÉ DIA 31/03/2008 PARA A RUA DUQUE DE CAXIAS 1040 ALTOS SALA 01. C
OMO NÃO TEREMOS APOIO DAREMOS COMO CONTRAPARTIDA AOS GRUPOS FILIADOS E EM ATRASO COM A ANUIDADE DE 2008 A ANISTIA DA MESMA, E OS GRUPOS QUE JÁ ESTÃO EM DIAS COM ANUIDADE DE 2008 TERÃO A SUA ANUIDADE DE 2009 PAGA.
Maiores Informações: 3221.3496

COMENDA JOSÉ CARLOS MATOS 2008: Foram eleitas os 03 artistas que receberão A COMENDA JOSÉ CARLOS MATOS no dia 23/05 no Teatro Dragão do Mar saõ eles: MARCELO COSTA, HAROLDO SERRA E FRAN TEIXEIRA, Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

O TEATRO AMADOR NACIONAL DE LUTO

No dia 21/02 o Movimento nacional de Teatro Amador perdeu um dos grandes colaboradores em nossa luta desde a ditadura, o Paraibano Balula que teve sua úiltima atuação no movimento aqui em Fortaleza no XVI Congresso Brasileiro de Teatro em Julho de 2007, ele que foi o pioneiro em uma LEI PAR AO TEATRO AMADOR NO BRASIL e que aqui no Ceará em homenagem a esta grande figura daremos o nome da nossa LEI que será aprovado na Assembléia legislativa de LEI BALULA, será nosso agradecimento pela sua iniciativa e que estaremos levando a frente esta batalha,obrigada BALULA por sua contribuíção AO MOVIMENTO DE TEATRO AMADOR NO BRASIL, e em breve estaremos juntos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

I MOSTRA DE TEATRO INFANTIL
O SESC Fortaleza convida os grupos que desenvolve trabalho com Teatro Infantil para participarem da I Mostra de Teatro Infantil do Sesc.
Periodo de Realização - 24 à 28 de março
Local - educar Sesc.Informações - 9979 85 13 / 8702 19 73 Luciano Lopes.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

"SEGUNDAS NO CINEMA":Esse projeto é uma parceria entre o Café Teatro das Marias e a Escola de Audio Visual da Vila das Artes / Funcet, com realização do "Pontos de Cortes".Sempre na última segund feira do mês, o Teatro das Marias se transforma em cinema e recebe a produção dos tabalhos realizados pelos alunos da Escola de Audio Visual, ALÉM DE SEMPRE TERMOS UMA SURPRESA ENTRE OS CONVIDADOS - GRÁTIS! Vejam a agenda: Café Teatro das Marias - Dia 25 de fevereiro as 19 h - Grátis!
1) ARMÁRIO - De John White (8 minutos)
2) BATOM LILÁS - De Henrique Dídimo (19 minutos)
3) A CORDA - De Roberta Narques (Cineasta cearense radicada na Holanda) - 20 minutos
4) DEIXA IR - Também de Roberta Marques (longa)
Ao final das exibições teremos um bate-papo com os artistas e público, e diretamente da Holanda, através de um Chat, estaremos com Roberta Marques nesse bate-papo sobre suas produções.
Próximas "Segundas no Cinema" dias 24 de março e 28 de abril (programação será divulgada com antecedência)

Projeto Terça em Cena:Acontecerá sempre uma terça de cada mês no Sesc Centro espetáculo de abertura - "Dois Corpos, Dois Homens em Dois Movimentos" da Cia. TEDAN, não perca a entrada é gratuita, terá debate após o espetáculo. Data: 26 / 02 / 2008 - Terça-feira.Horário: 12:30 (manhã) SESC Centro, 24 de Maio (enfrente ao anexo do TJA) - 1º andar.

Almeida Jr.-Presidente FESTA/CE

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Agenda de Março do artísta maravilhoso: Geraldo Junior



Geraldo Junior (Boca)


Dia 11/03 – Ibiapina

Dia 12/03 – Guaraciaba

Dia 13/03 – Sobral

Dia 14/03 – Fortaleza (SESC / SENAC Iracema) e também na Farra na casa Alheia

Dia 16/03 – Guaiuba

Dia 17/03 – Fortaleza (Praça do Ferreira)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

RAPIDINHAS DA FESTA

RAPIDINHAS DA FESTA - 20/02/2008
Uma Produção da Federação Estadual de Teatro - CE
Autor: Almeida Junior

ASSEMBLÉIA FESTA/CE

A Federação Estadual de do Ceará-FESTA connvida aos artistas do estado para sua assembléia que acontecerá quinta feira dia 21/02 às 18:30h no auditório do centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com a seguinte programação:

18:30- Vídeo XII MOSTRA DE TEATRO DO ESTUDANTE
18:45- Dinâmica:PRA ONDE ESTAMOS INDO?
18:50- Lei para o TEATRO AMADOR?
20:30- Congresso Estadual de Teatro para eleições 2008/I Seminário Nacional de Teatro Amador
21h- VÍDEO 31 ANOS DE FESTA
21:10- 32 ANOS DE FESTA (PROGRAMAÇÃO)/VOTAÇÃO COMENDA JOSÉ CARLOS MATOS.

A mesa da Assembléia será composta por: Almeida Jr (FESTA) Giovanni Marsallis (FESTA) Silvia Moura (CEM) Herê Aquino (Expressões Humanas) Vírginia Porto (Proscenium de Teatro) JEAN CARLOS (Cia. Sonhar). Os indicados para a comenda JOSÉ CARLOS MATOS SÃO: MARCELO COSTA, FRAN TEIXEIRA, HAROLDO SERRA, AUGUSTO BONEQUEIRO, AURORA MIRANDA.VENHA FAZER VALER OS SEUS DIREITOS!

PRÊMIO PARCERIAS
As inscrições para o Prêmio Parcerias foram prorrogadas até 31 de março. Em sua segunda edição, o prêmio se volta para empresas privadas e ONGs que desenvolvam, em parceria, trabalhos e projetos na área de educação, geração de renda e preservação do meio ambiente no nordeste. Os participantes podem concorrer nas categorias Principiantes, para projetos começados há menos de um ano; ou Consolidadas, para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos há mais de um ano. Regulamento, formulário de inscrição e outras informações:
www.parcerias.org.br/.

CETAC COM INSCRIÇÕES ABERTAS

A Cia. Teatral Acontece depois do sucesso do CITA está lançando para Fortaleza mais um curso de formação o CETAC- de Extensão Teatral Acontece que tem como público alvo Ex alunos do CITA, CPBT, Oficina Permanente de Teatro, e atores de grupos que queriam melhorar suas técnicas teatrais.
Temos na Grade curricular: Interpretação com JOCA ANDRADE 30H, Dramaturgia com RAFAEL MARTINS 30H, Expressão corporal com SÂMIA DE LAVOR 30H, Direção Teatral com HERÊ AQUINO e estamos fechando: ESTÉTICA TEATRAL 30H, ELABORAÇÃO DE PROJETOS 20H, PRODUÇÃO TEATRAL 20H, somando assim 200h ano. Algumas disciplinas acontecerão às sextas de 18:30h às 21:30h e sábados das 9h às 12h, e outras às segundas e quartas de 18:30h às 21:30h. As inscrições estarão abertas de 21/02 à 13/03. O CETAC iniciará no dia 14/03 às 18:30h na Casa do Artista Cearense Acontece- CACA na Av. Duque de Caxias 1040 altos, as inscrições serão feitas na Av. Tristão Gonçalves, 827, maiores informações: 3087.4960/8865.86.87.

FESTIVAIS DE DANÇA E TEATRO


Até 31 de março a Caixa Econômica Federal está com edital aberto para a seleção de projetos de festivais de teatro e dança. O edital prevê patrocínio a 20 projetos de teatro e 12 de dança entre maio e dezembro deste ano, em um total de R$ 2,9 milhões em recursos aplicados. Para participar da seleção, as propostas deverão ser apresentadas por pessoa jurídica cuja natureza contemple a realização de eventos culturais. Edital e outras informações: www.caixacultural.com.br/.

EM CARTAZ

GRUPO NÓIS DE TEATRO APRESENTA:
O JUIZ DE PAZ NA ROÇA Adaptação e Direção: Altemar di Monteiro
TODOS OS DOMINGOS DE FEVEREIRO, às 19h NAS RUAS DO DRAGÃO DO MAR Palco sob Passarela, gratuito Elenco: Edna Freire, Valne Lima, Angélica de Freire, Jefferson Saldanha, Kelly Enne Saldanha, Ricardo Henrique Gonzaga, Eliana de Freitas, Rosivane Moraes, Arleudo Xavier e Mariana Freitas O espetáculo se passa na roça e aborda com humor o jeito particular de ser da gente roceira do interior do Ceará. Mostra cenas de uma família da roça e do cotidiano de um juiz de paz “trabalhando” em suas deliberações. Grupo Nóis de Teatro Todos os domingos, às 19 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Grátis.*


DR . QORPO
SEMPRE AS 20HS DIAS 15, 22 E 29 DE FEVEREIROTEATRO SESC EMILIANO QUEIROZ( AVENIDA DUQUE DE CAXIAS- 1701)INGRESSO: R$ 10 ( INTEIRA ) 5 ( MEIA )
ESPETÁCULO SELECIONADO PARA FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBASELECIONADO NO PROGRAMA ATO COMPACTO BNB CULTURA.
DIREÇÂO: EDSON CÂNDIDO
CONTATOS:
gimagens@gmail.com / 88341071INDICADO EM MAIS DE 12 CATEGORIAS NO PRÊMIO BALAIO.

Almeida Jr.- Presidente FESTA

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Festivais pelo Brasil a Fora

VIII Festival de Teatro de Resende - RJ

Dia 15 de janeiro de 2008, foram abertas as inscrições para o VIII Festival de Teatro de Resende, que foi assistido nos últimos dois anos (2006 e 2007) por um público estimado em mais de 41 mil pessoas.
O prazo de inscrição se estende até o dia 29 de fevereiro e deve ser feito por carta (via Correios) ou pessoalmente na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, localizada no Centro Histórico de Resende (ver endereço completo abaixo).
De acordo com o regulamento, a oitava edição do Festival de Teatro de Resende, que acontecerá mais uma vez no Cine Vitória, terá a participação de 12 grupos concorrentes, sendo cinco infantis e sete adultos, que se apresentarão às 10 da manhã e as 20h30, respectivamente.
A participação, como concorrentes, é vedada apenas para grupos de Resende que só poderão participar do Festival como convidados, a exemplo do que aconteceu nos anos anteriores.
O regulamento - www.resende.rj.gov.br

Festival de Teatro Porto Alegre em Cena - RS


Aberta inscrições para grupos Nacionais, Internacionais e do Interior
Em sua comemorativa 15ª edição, de 2 a 28 de setembro, o festival de teatro
Porto Alegre em Cena inicia o ano com período de recebimento de materiais de grupos nacionais, internacionais e do interior do RS.
As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 7 de janeiro a 10 de março para espetáculos de teatro, dança e música.
Grupos interessados em se inscrever deverão enviar material para o

Endereço Travessa Paraíso, nº 71, Bairro Santa Teresa, Porto Alegre, RS, Cep.: 90850-190.
O material a ser enviado deve incluir ficha técnica, currículo do espetáculo, necessidades técnicas, material de divulgação, matérias publicadas na imprensa e DVD com o conteúdo do espetáculo.http://www.poaemcena.com.br/


Festival América do Sul - MS


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lança os editais de seleção pública de atrações musicais e de espetáculos de dança, teatro e circo para participação no 5º Festival América do Sul (FAS), que acontece entre 30 de Abril a 4 de maio, na cidade de Corumbá.
O Edital contemplará cinco espetáculos, sendo três de teatro/circo e dois de dança.
Os selecionados realizarão duas apresentações durante o FAS e receberão um cachê de R$ 2.500,00 pelos espetáculos.
As inscrições estão abertas e deverão ser realizadas pelos pretendentes ou seus procuradores no período de 24 de Janeiro a 29 de Fevereiro de 2008, e encaminhadas somente através dos Correios por meio de Sedex ou Carta Registrada para: Festival América do Sul 2008 / (Arte nas ruas) ou (Música sul-mato-grossense)
• Fundação de Cultura/MS – Gerência de Difusão Cultural - Memorial da Cultura
Rua Fernando Corrêa da Costa, 559, 4º Andar - Campo Grande – MS CEP 79.002-820.
O edital completo está disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br

II Festival de Teatro Waldir de Luna Carneiro - MG


Inscrições até 05 de agosto
Local: Alfenas / MGCategoria: adulto, infantil (Com concorrência e premiação)
Período: 18 a 21 de Setembro
Promoção: Associação de Artes Dramáticas Palco-Artêro
Coordenação: Evandro Rocha e Rodrigo Mikelino
Informações e contatos: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 1370. Centro. ALFENAS. MG.
Cep 37 130 - 000
Tel: (035) 8861 5896 Evandro / (35) 8847 7223 Rodrigo
Forma de participação: grupos solicitam inscrições para posterior seleção, a ficha de inscrição poderá ser baixada pelo site da Associação Link: http://74.86.202.236/~palco (endereço provisório site em construção mais já é possivel fazer a inscrição.
O site oficial entra no ar a partir do dia 15 de fevereiro no endereço: www.palcoartero.com

Fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7838930

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Programação do Final de Semana



  • Alguns Eventos em Fortaleza nesse Sábado (09/02)

Carlos Có no Spettus
De 8/2/2008 até 10/2/2008 - Spettus


Edinho Vilas Boas
Dia 9/2/2008 - Café Ponto de Luz


Felipe Adjafre
De 8/2/2008 até 11/2/2008 - Dallas Grill


Felipe Adjafre e Banda
De 8/2/2008 até 9/2/2008 - Famiglia Giuliano


Festival Jazz & Blues em Fortaleza
Dia 9/2/2008 - BNB Clube


Forró Diferenciar
Dia 9/2/2008 - Barraca Coco Beach


Humor - Cassaco, Caboré e Biba
Dia 9/2/2008 - Teatro do Humor Cearense


Humor e pizza
Dia 9/2/2008 - Lupus Bier


Melquíades
Dia 9/2/2008 - La Bohème Restô


O Verbo
Dia 9/2/2008 - Hits Brasil


Raimundinha 20 anos
Dia 9/2/2008 - Teatro São José


Ricardo Maia
Dia 9/2/2008 - CrocoBeach


Sábado de forró
Dia 9/2/2008 - Delícias do Sertão


Sábado na América Beer
Dia 9/2/2008 - América Beer


Sábado no Boteco
Dia 9/2/2008 - Boteco


Sábado no Fafi Bar
Dia 9/2/2008 - Fafi Bar Galeria


Sábado no Kukukaya
Dia 9/2/2008 - Kukukaya


Samba do Grande Amor
Dia 9/2/2008 - Bar do Papai


Solteirões do Forró
Dia 9/2/2008 - Hangar


Terra Quente
Dia 9/2/2008 - Boutique & Algo Mais


Togethers
Dia 9/2/2008 - Engarrafamento


Tom Júnior
De 8/2/2008 até 9/2/2008 - Dom Pastel



Velosamba
Dia 9/2/2008 - Zacspeed



  • Alguns Eventos em Fortaleza nesse Domingo (10/02)



  • André Marçal
    Dia 10/2/2008 - Forno e Brasa


    Carlos Có no Spettus
    De 8/2/2008 até 10/2/2008 - Spettus


    Ciribah Soares
    Dia 10/2/2008 - Degusti


    Concerto matinal
    Dia 10/2/2008 - Teatro do Centro Dragão do Mar


    Domingo no Boteco
    Dia 10/2/2008 - Boteco


    Domingo no Hits Brasil
    Dia 10/2/2008 - Hits Brasil


    Ery Soares, Paçoca e Fubá
    Dia 10/2/2008 - Beira Mar Grill


    Felipe Adjafre
    De 8/2/2008 até 11/2/2008 - Dallas Grill


    Forró no Mais ou Menos Bar
    Dia 10/2/2008 - Mais ou Menos Bar


    House of Blues
    Dia 10/2/2008 - Amicis Sport Bar


    Humor - Alex Nogueira e Papudim
    Dia 10/2/2008 - Teatro do Humor Cearense


    Mesura
    Dia 10/2/2008 - América Beer


    Rodrigo Cardozo
    Dia 10/2/2008 - Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar


    Sábado na América do Sol
    Dia 10/2/2008 - América do Sol


    Solteirões do Forró
    Dia 10/2/2008 - Casa da Cumadi


    Terra Quente
    Dia 10/2/2008 - Boutique & Algo Mais


    The Singles
    Dia 10/2/2008 - Barraca Coco Beach


    Tony Maranhão
    Dia 10/2/2008 - Shopping Aldeota


    Fonte: http://verdesmares.globo.com/v3/programacao/default.asp?tipo=2